Igreja

Meio Eficaz de Salvação

 

Apoiado na Sagrada Escritura, na Tradição no Magistério e movido pelo Espírito Santo, o Concílio Vaticano II ensina que esta Igreja peregrina é necessária para a salvação e têm o desejo e a missão de anunciar ardentemente o Evangelho a toda criatura (Mt 16,15), e iluminar os homens com a claridade de Cristo que resplandece na face da Igreja.

O Espírito que habita na Igreja, a conduz ao conhecimento da Verdade total, unifica-a na comunhão e no ministério, dirigindo-a com diversos dons e embelezando-a com seus frutos. Dessa forma, somos atraídos por Deus para dentro dessa barca que é sustentada pela Eucaristia e pela poderosa intercessão da Bem Aventurada Virgem Maria, portanto, experimentando cada grandiosidade e riqueza, Nela encontramos o caminho seguro e eficaz para a nossa salvação.

Segundo, o Lumen Gentium – Constituição Dogmática do Concílio Ecumênico Vaticano II Sobre a Igreja, ela é “[...] instrumento, da união íntima com Deus e da unidade de todo gênero humano. As presentes condições do mundo tornam ainda mais urgente este dever da Igreja, a fim de que todos os homens, hoje mais intimamente ligados por vínculos sociais, técnicos e culturais, alcancem também unidade total em Cristo.”

A graça batismal que nos gerou no seio da Igreja, nos tornou membros do Corpo de Cristo, criando um verdadeiro espírito filial em relação a ela. Como mãe, nos concede a misericórdia de Deus, que supera todos os nossos pecados e age especialmente através do sacramento da Reconciliação. Sempre solicita, por sua liturgia, diariamente nos leva ao banquete da Palavra e da Eucaristia.

Como filhos adotivos por meio do Cristo e através do batismo, assim com ele, a igreja é santa e irrepreensível.“A santidade indefectível da igreja,[...] é objeto da nossa fé”. Essa santidade conferida a igreja pelos méritos de Cristo, vem graças ao seu sacrifício de amor. “Na verdade, Cristo, Filho de Deus, que com o Pai e o Espírito Santo é proclamado ‘o único Santo’, amou a Igreja como sua esposa, entregando-se a si mesmo por ela a fim de a santificar(Ef 5,25-26); uniu-a a si como seu corpo e enriqueceu-a com o dom do Espírito Santo, para a glória de Deus”. Essa afirmação é assegurada pela Sagrada Escritura em que o Apóstolo diz: “Esta é a vontade de Deus, a vossa santificação” (1Ts 4,3; cf. Ef 1,4).

É bem claro que todos os fiéis, seja qual for seu estado ou classe, são chamados a perfeição da caridade com a força de Cristo que rege todo seu corpo místico, a Santa Igreja. Isso significa que toda a salvação vem de Cristo-Cabeça pela Igreja que é o seu Corpo. Como nos atesta o Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 846, de fato, só Cristo é mediador e caminho de salvação. Ora, Ele torna-se-nos presente no seu Corpo, que é a Igreja. Ao afirmar-nos expressamente a necessidade da fé e do Batismo, Cristo confirma-nos, ao mesmo tempo, a necessidade da própria Igreja, na qual os homens entram pela porta do Batismo. É por isso que não se podem salvar aqueles que, ignorando que Deus, por Jesus Cristo, fundou a Igreja Católica como necessária, se recusam a entrar nela ou a nela perseverar. O catecismo diz ainda no parágrafo 848, que “Deus pode, por caminhos  dele conhecidos, trazer à fé todos homens que, sem culpa própria ignoram o Evangelho. Pois ‘sem a fé é impossível agradar-lhe’. Mesmo assim, cabe à Igreja o dever e também o direito sagrado, de evangelizar todos os homens.”

A Igreja é apostólica por seguir a tradição dos apóstolos designados pelo próprio Cristo, que os enviou em missão como testemunhas vivas, para serem transmissores do autêntico evangelho que revela toda a verdade salvífica até a volta de Cristo. A Tríade que constitui a base da fé católica, três pilares sólidos que é a Sagrada Escritura, o Magistério e a Tradição é portadora da Palavra. Esse é o plano Divino, entrelaçar os pilares para que pela a ação do mesmo Espírito Santo transmitir essa Verdade, que contribui eficazmente para a salvação das almas.

  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2023 Designed By Comunidade Missionária Dai-me Almas . Da Mihi Animas Cetera Tolle